terça-feira, 8 de março de 2016

Pedir com confiança, tendo ousadia na amizade

A oração nossa de cada dia!

Como é maravilhoso encontrar um bom amigo! Um verdadeiro tesouro. Quando falamos em amizade, nós, que pretendemos ser amigos de Deus, pensamos primeiro nEle. Ele é um amigo fiel em qualquer circunstância. Para um amigo não devemos ter receio em pedir algo, nem nos envergonhar, aliás, um amigo se entristece se não pedimos com sinceridade. Por isso, na oração é importante assumir o sentido de ousadia, coragem e não ter acanhamento. 

Jesus nos ensina a rezar e nos ajuda a entender a essência da oração por meio da parábola do amigo “inoportuno”. Um homem é surpreendido na madrugada por um hóspede e está constrangido por não ter nada para oferecer. Ele procura seu amigo vizinho, à meia-noite, pedindo três pães. A resposta é insensível: “Não me amole! Já tranquei a porta, meus filhos e eu já nos deitamos; não posso me levantar para lhe dar os pães” (Lc 11, 7).

Apesar disso, o amigo insiste, até que seu vizinho venha, pois é mais sensato atender ao pedido do que discutir no meio da noite. Sendo assim, Jesus nos diz: “Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês. Pois, todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta” (Lc 11, 9-10).

Ainda nesse Evangelho, está escrito: “Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem” (Lc 11, 13). Se temos a capacidade de confiar em seres humanos, que cuidam de seus filhos, quanto mais na grandeza de um Deus que nos ama incondicionalmente, nos dando suas melhores dádivas, seu Filho e a influência do seu Espírito.

No tempo da Quaresma a Igreja nos convida a viver de forma profunda a espiritualidade, onde somos chamados à prática do jejum e da caridade, juntamente com a oração. Deus bate à nossa porta, e nos chama à conversão, Ele nos pede perseverança e confiança, e nada nos recusará. Ele dará seu Espírito Santo que é a força que nos leva para frente, para vivermos conforme o projeto que Ele tem para cada um de nós. Não pare de rezar!

Amanda Bomfim 
Paróquia Santo Antônio Maria Claret 
Jd. Munhoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário