quarta-feira, 11 de junho de 2014

Copa do Mundo e você. Tudo a vê?

Vamos. Sem medo. Temos de admitir: por mais difícil que possamos assumir, nosso coração pulsa quando ouvimos algo sobre a Copa do Mundo. Seja no aspecto crítico negativo, com apontamentos políticos, sociais, econômicos; seja como uma narrativa branda, esperançosa, quase utópica sobre o efeito dessa "Festa do Futebol Mundial".

Claro que não podemos agir e nem manter-se na neutralidade. Muito menos sermos hipócritas. É preciso assumir o patriotismo e pensar que, de qualquer jeito, a Copa já é algo mais do que presente. É algo histórico, real, materializado em nossos estados e sociedade. É aquilo que não podemos mais conter. É uma onda imensa que chegou, e temos de saber como filtrar sua energia.

O que houve com o povo saudoso e vaidoso que sempre apontou a predileção pelos títulos de 58, 62, 70, 94 e 2002 e, com isso, almejavam ilustrar sempre um Brasil de altos e baixos, de escândalos e reviravoltas, de mentiras e descobertas? Alguns já não estão mais entre nós; outros estão e ainda opinam, na vaga sensação de que renasça alguma coisa em nossos corações.

Enfim...

E na Igreja, o que de fato é preciso ser feito? O que representa ser cristão e torcerdor nos dias de hoje?

Muitos são os cristãos que, diariamente ou semanalmente, ouvem a Palavra e escutam o chamado do Pai. E, por eles, a paz e a alegria de participar deste processo esportivo-cultura pode ser espelhada e vivida em plena harmonia. Até onde sei, mesmo na tempestade, é preciso, sempre, crer na misericórdia divina e na ação plena de Deus em nossas vidas.

Por isso, não podemos incentivar e nem permitir atos aversivos aos valores cristãos nesses dias que seguirão durante a Copa. Temos de cuidar de nosso País. Temos, ainda, de assegurar que seremos acolhedores com o próximo, e fazer a nossa parte: ajudar o Cristo que habita no irmão, o Deus que vem como estrangeiro, o Espírito que sopra de águas mais distantes.

A Copa é hoje. Será amanhã. Mas o Cristo viverá para sempre. E você, como será com aqueles que vem à sua casa?

Felipe Fortes
Coordenação do Setor Juventude
Diocese de Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário