sexta-feira, 9 de maio de 2014

Um pensamento sobre o protagonismo jovem #REVITALIZANDO o mundo

Deus, em sua perfeita criação, deu-nos a capacidade de observar, refletir, pensar sobre a Sua existência e Seu amor para com todos. Quis revelar-Se para que tivéssemos a certeza de Sua entrega e dedicação. Não nos deixou sozinhos. Deu-nos um Pai, um amigo. Deu-nos Jesus Cristo.

E hoje, na juventude, aonde podemos encontrar esse mesmo Amor, esse mesmo Cristo? Por quais caminhos temos de seguir para fazer um real encontro com Jesus Cristo, o nosso Emmanuel, o nosso Deus Conosco?

Podemos refletir no sentido de que Ele está em todos os lugares, em todas as coisas. Sua existência ecoa por todo o tempo. Assim dizemos, professamos e queremos que o outro também tome isso como "Verdade" de sua vida. Se assim pensamos, por que ainda insistimos em questionar, muitas vezes, a Sua validade? 

Olhar nos olhos de Deus está muito além de ajoelhar-se diante de Sua presença no Santíssimo Sacramento. Não está em, somente, permanecer nas igrejas, pastorais e movimentos, desenvolvendo assuntos e propondo ações que, efetivamente, não abrace o povo de Deus. É preciso pensar diferente. É preciso ir além.

Nas ruas, nas instituições de ensino, na nossa comunidade, tantas coisas acontecem. Pessoas morrem, sofrem em silêncio as dores dos vícios, violência sexual, exploração no serviço, preconceito pela sua crença, etnia e orientação sexual. E o que fazemos? Estamos ali, sendo jovens de Deus, por Deus, fazendo com que aquela pessoa faça um encontro com Deus?

Ser um jovem protagonista, aquele que situa-se a frente de seu tempo, na luta por verdadeiros valores cristãos, está longe de ser uma atitude passiva, de olhar para o céu e acreditar que tudo virá somente com o ato de pedir.

Não. Não será assim.

Temos de ir à luta e fazer valer nosso batismo. Temos de ser discípulos de um Deus Vivo, missionário, caminhando junto com o Seu povo e ardendo em suas dificuldades, para que possamos sentir e viver a nossa salvação juntamente com eles.

Ser protagonista não é somente estar à frente, então. É estar ao lado, junto, ensinando e aprendendo. Para que, no fim do dia, pensemos: Por onde andei hoje, pelo tempo que me doei, Deus não esteve ou estará. Deus ali está!

Nenhum comentário:

Postar um comentário